Que bom que você Chegou!

Puxa, que legal, eu estava esperando por você! Seja bem vindo (a)

Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

As Casas Gregas

Durante muito tempo, as casas gregas foram muito simples. A beleza era reservada aos edifícios públicos, principalmente aos templos e monumentos erguidos em honra dos deuses.
No campo, as casas eram cabanas rectangulares, protegidas por um tecto de palha, com um único aposento flanqueado por uma estrebaria e por um estábulo.
Na cidade, em geral, as casas tinham dois pisos. O primeiro era constituído por uma ou duas divisões, onde uma delas dava directamente para a rua e servia de oficina e loja. O segundo era servido por uma escada externa e, por vezes, alugado a outras famílias. Existiam também grandes casas de aluguer, divididos em pequenos apartamentos. Os primeiros arquitectos utilizavam materiais muito simples, como pedra e madeira.
Nas cidades, as casas podiam ser de dois tipos: Priene e Delos.
A casa de Priene era composta por três partes: um pátio, ao fundo deste um vestíbulo amplo e um ou dois quartos que davam para o vestíbulo.
A casa de Delos tinha na parte central um pátio, que podia estar embelezado com um altar. Neste, por vezes, existia um lago que, para além de decorar, servia para captar as águas da chuva. A habitação possuía várias divisões que podiam servir de salas de refeições, cozinha e quartos de criados e ainda pequenas divisões isoladas do resto da casa que funcionavam como lojas.
A variedade das casas, relativa à maior ou menor riqueza do proprietário, dizia sobretudo respeito às dimensões, à beleza decorativa e ao maior ou menor luxo do mobiliário. Na verdade, as paredes interiores das casas mais ricas eram muitas vezes revestidas com placas de estuque pintado, imitando os grandes edifícios feitos de mármore. Por outro lado, o chão das casas mais abastadas era coberto com mosaicos. Assim, entre a casa de Sócrates e a casa de Cálias deveria haver diferenças significativas tanto em termos de dimensão, como de decoração e mobiliário.
Em termos de mobiliário, existiam cadeiras sem encosto e cadeiras de espaldar alto. As mesas eram baixas com três pés. A cama também era baixa, guarnecida com cobertas e travesseiros. As peças de vestuário e os restantes objectos eram guardados em arcas. A iluminação era feita através de lamparinas de argila ou bronze e o aquecimento com braseiros de terracota. É interessante constatar que, nesta altura, já existia um sistema primitivo de captação de esgotos.
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário