Que bom que você Chegou!

Puxa, que legal, eu estava esperando por você! Seja bem vindo (a)

Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Encontro Provincial de Catequese - Cianorte 21/08/2016


Encontro Provincial de Catequese







Iniciação à vida Cristã

Um caminho de crescimento e maturação da fé.

     Regina Helena Mantovani, coordenadora do Sul II - Paraná, iniciou o dia falando sobre o resultado positivo de outros encontros já ocorridos nas diversas províncias vizinhas e a alegria de estar acontecendo esse encontro na Província de Maringá. Ressaltou a necessidade de integração, onde se faz possível apresentar todos os aspectos positivos e negativos da catequese católica, assim como é importante a formação dos coordenadores que assumem essa responsabilidade. Desses encontros saem grandes respostas aos anseios das comunidades.
      Contamos com a presença do palestrante Padre Nilson de Apucarana, que trabalhou o tema Iniciação à Vida Cristã.
Segundo ele: "Todos temos que ter os sentidos bem apurados" e questionou a todos sobre o conhecimento de cada um sobre  a iniciação à vida cristã. Reforçou também, assim como Regina, a importância da integração entre catequese, pastorais e afins.
       Nos dizeres do padre Nilson ficou claro que é preciso rever as estruturas do nosso trabalho. Talvez se faça necessário desconstruir nossas ideias e começar de maneira nova, diferente, mais apaixonada.
       Salientou a importância do encontro para o comprometimento de todas as paróquias com Jesus de Nazaré, com os evangelizadores do Senhor, que fazem parte da casa de Deus, à qual deve ser sólida, segura, eficaz e confortável. Para isso os homens e mulheres devem ser corajosos, criativos, perspicazes, audaciosos, entusiasmados e atuantes.
         Citando o poema de Fernando Pessoa: "Laço e Abraço", padre Nilson nos deixa a mensagem de que "para dar um abraço a gente se amassa e para dar um laço também". São as marcas da nossa vida. Assim precisamos fazer na comunidade religiosa à que pertencemos. Trabalhar juntos, nos abraçar, nos amassar e se necessário alisar nossas velhas marcas.
         O Evangelho norteador do dia nesse encontro foi João 1,35-40, que nos diz que João apontou Jesus e disse: "Eis o Cordeiro de Deus". João batizava, era justo e falava duramente aos que o acompanhavam. É preciso observar o que João disse. Ele mostrou Jesus, e nós, como coordenadores, catequistas devemos indicar Jesus. Apresentar esse Jesus a todos.
          Como Cristãos devemos ter os olhos fixos em Jesus, mas também ter um olhar fixo para o irmão. Ter pessoalidade uns com os outros.
     Lembrar de desconstruir alguns princípios, como citado acima, para construirmos juntos ideais mais justos, cheios de amor e fé, com Jesus no centro.
      Para começar a desconstruir devemos nos perguntar: "De que forma estamos apresentando Jesus aos nossos catequistas e catequizandos?"
           Depois é importante ter uma meta, para que o trabalho realmente tenha sentido.
           Qual é a sua meta?

A minha é:

            "Fazer com que os catequistas e catequizandos conheçam Jesus e queiram de coração ser bons cristãos, e sigam os ensinamentos por Ele deixados, vivendo com plenitude os mandamentos do Pai."

                                         
                                               Claudia Vandreia Albring Floriano dos Santos
                                            Catequista - Paróquia São Francisco de Assis - C. Mourão